sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cidadã do mundo



Cidadã do mundo


Por Daniela Cunha




Em alguns momentos parece não caber tantos sonhos e expectativas em apenas 1.54m de altura. Essa é Laís Nogueira, estudante de jornalismo que aos 21 anos encontra nas palavras da escritora Clarice Lispector uma boa definição de sua personalidade. "Não me prendo a nada que me defina. Sou companhia, mas posso ser solidão, tranquilidade e inconstância, pedra e coração. Sou abraços, sorrisos, ânimo, bom humor, sarcasmo, preguiça e sono. Música alta e silêncio. Serei o que você quiser, mas só quando eu quiser. Não me limito, não sou cruel comigo.” Depois de citar a escritora ainda completa “posso dizer que eu sou uma pessoa tranquila, bem humorada, super família, amo minha profissão, sou sonhadora.

É dessa forma, carregada de sonhos e objetivos que a estudante de jornalismo segue idealizando seu futuro. “Jornalismo sempre foi um dos meus grandes sonhos. Não é apenas a profissão que eu escolhi. É o meu ideal. A escada para me tornar alguém melhor”. E completa, “fora o jornalismo, tenho muitos outros sonhos e planos. Viajar, conhecer o mundo”.

Não foi a toa que ela escolheu seguir a área de comunicação. Com uma tia jornalista e pai que além de economista é escritor, Laís sempre se identificou com a área e brinca. “A junção da minha vontade com ‘bons professores’ deu nisso”.

E não foi só na vida profissional que a família esteve presente. Parentes e amigos são a base na vida dessa garota que sonha longe. “Sempre tive apoio da minha família e dos meus amigos pra tudo. São eles a minha base, meu porto seguro.” 

Deles também veio um pouco do conhecimento político de Laís. “Na minha casa sempre ouvi muitas histórias sobre o PT, por isso comecei a conhecer mais sobre o partido e a criar uma imagem positiva. Pena que decepcionou, não apenas pelo envolvimento com o mensalão, mas pela postura e mudança de pensamentos e conduta”. Apesar de preocupar-se em está sempre informada sobre o tema, ela declara não ter muita simpatia pelo assunto. “Não sou muito ligada à política, nem acredito em um único partido. Acredito em pessoas de partidos aleatórios. Procuro me informar porque entendo que é fundamental exercer o meu papel de cidadã com consciência”.

Nascida e criada na capital baiana, a estudante não nega suas raízes, mas acredita que seu lugar no futuro está bem longe de Salvador. “Nasci aqui, me criei, construí minha vida, minhas amizades. Cada cantinho dela guarda uma história, um momento especial da minha vida. Amo minha cidade, mas com certeza não me imagino morando aqui no futuro, e profissionalmente é preciso sair daqui pra crescer. É um ideal de vida hoje, me mudar”.

Como sempre que pode Laís “bota o pé na estrada”, já reparou algumas diferenças entre Salvador e outros lugares, detalhes que cada vez mais a desanimam com a cidade. “Costumo viajar sempre, é uma das minhas paixões. As diferenças são gritantes, desde a educação das pessoas à estrutura física, locais e opções de lazer. Aqui a cultura de shopping é fortíssima porque a cidade oferece poucas opções e a falta de segurança restringe ainda mais”.

De famílias católica (paterna) e batista (materna), apesar de já ter frequentado à igreja Batista ela não pertence a nenhuma religião, mas nutre uma fé em uma força superior. “Hoje acredito em Deus, como uma força maior que move o mundo. Tenho minhas crenças e minha fé, mas não sou ligada à religião”.

Cheia de metas, planos e ideologias Laís Nogueira deixa claro que é e será uma eterna sonhadora e seu lugar é no mundo. “Ideologias... tenho muitas. A maior delas acho que é crescer pessoalmente, intelectualmente e profissionalmente. Me tornar alguém melhor a cada dia e poder trazer alguma contribuição para o mundo e para as pessoas que mais precisam.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário