terça-feira, 4 de junho de 2013

Plantar o bem




Desde fevereiro do ano passado, os baianos estão se mobilizando para revitalizar áreas verdes públicas que estão abandonadas. Isso é feito através do plantio de flores, árvores, plantas e da limpeza destes ambientes.

A iniciativa partiu da gaúcha Débora Didonê (34), que adotou a capital baiana após uma temporada em Joinville (SC). Quando Débora Didonê se mudou para Salvador, uma das coisas que mais lhe incomodavam era um terreno baldio próximo a sua casa. Ela mora em um bairro com muitos condomínios, e era comum que os entulhos de obras e reformas feitas na área fossem parar em um espaço abandonado na região. “Salvador tem muitas áreas abandonadas, com lixo, mato crescendo. As pessoas queriam mudar essa situação, mas tinha muita passividade”, diz.

A solução veio pelas redes sociais. Ao debater o problema na internet, ela percebeu que muitos concordavam e queriam agir. Surgiu assim o projeto Canteiros Coletivos, com a proposta de revitalizar canteiros degradados na cidade. “Era uma vontade muito grande de melhorar a cidade. Formamos encontros para pensar em uma intervenção, e muita gente aderiu”.



Hoje, com pouco mais de um ano de funcionamento, o projeto Canteiros Coletivos já atuou em cinco áreas diferentes. Para as atividades - que vão desde a identificação do local a ser recuperado, passando pela limpeza, plantio das mudas e manutenção -, Débora conta com 30 voluntários fixos. Não é preciso saber sobre plantas, basta ter vontade.

Para Débora Didonê, em maior escala, a essência do  projeto é o resgate do indivíduo como cidadão. "Quando você se impõe como cidadão que fiscaliza, opina, faz projetos, dialoga com o poder público, você está formando políticos que se entendem como gestores públicos. Mas a gente sabe que nossas ações são pontuais e simbólicas".


Voluntários em plantio no Vale do Canela

Gostou da iniciativa? Juntem-se a eles, os encontros são semanais, toda quarta-feira, às 19h,  no Ciranda Café (Rio Vermelho). Acontece uma reunião para planejamento e avaliação das ações - que, normalmente, são realizadas aos fins de semana.


Nathália Telmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário