quarta-feira, 26 de junho de 2013

Conviver com os vizinhos é uma tarefa fácil?



Conviver em sociedade, não é uma tarefa muito fácil. Os conflitos estão presentes na relação entre as pessoas, seja porque elas são diferentes, seja porque têm objetivos e interesses diferentes. A convivência envolve paciência e compreensão. Por isso, a vida em condomínio pode se tornar ainda mais complicada, já que moradores, diferentes entre si, compartilham um mesmo espaço de residência.

Entre os itens de maior conflito nessa complicada relação, estão: música em volume alto, brincadeiras das crianças, latidos dos cães, festas particulares, obras, uso da piscina, vaga de estacionamento, entre outros. Para conviver em harmonia, é preciso bom senso para distinguir limites.

Uma discussão entre vizinhos por causa do barulho, ocasionou a morte de três pessoas. O crime aconteceu em um condomínio de luxo, em Santana de Parnaíba, cidade da região metropolitana de São Paulo. A discussão teve início quando Vicente D'Alessio, de 62 anos, invadiu o apartamento dos vizinhos após sair de sua casa comunicando à esposa que iria "resolver o caso". Ele começou uma discussão com o empresário Fábio de Rezende Rumbim, de 40 anos, que também era subsíndico do condomínio.

Luciene Assis, enfermeira, moradora do bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador, há algum tempo está tendo problemas com os vizinhos de sua rua. "Os vizinhos daqui da rua, colocam som alto todo o final de semana, chego tarde do plantão, e sou obrigada a ficar ouvindo Pablo até umas horas. Tem hora que cansa né?"

Patrícia Almeida, professora, moradora do bairro do Imbuí, em Salvador, também reclama de alguns vizinhos: "Aqui no prédio temos problemas com as vagas de estacionamento, existem vizinhos que estacionam em vagas que não são suas, isso causa o maior auê" 

Rita Soares, bancária, moradora do bairro de Itapuã, reclama do uso da piscina em seu condomínio. "É permitido a cada morador levar dois visitantes para a piscina, mas infelizmente essa regra não é cumprida. Tem finais de semana que a piscina fica parecendo o "Piscinão de Ramos" de tanta gente tomando banho. Já fui sindica daqui do condomínio e sei como é isso." 

Os conflitos podem ser de diversas naturezas: seja do morador que não paga em dia seus compromissos, o funcionário que processa o condomínio, ou uma briga entre vizinhos, há diversas maneiras de resolver o entrevero legalmente.
Em dezembro de 2012, a Revista Super Interessante publicou um manual de Como Resolver Problemas com Vizinhos.
Festa no apê

Faça o primeiro contato com o vizinho, isso mostra que você não quer prejudicá-lo. Se você falar com o síndico, ele pode acabar multado. Se o problema for reincidente, grave o barulho como prova. Vale também buscar uma testemunha neutra, como outro vizinho. Com as provas em mãos, vá ao síndico e registre sua reclamação. Se também não resolver, você sempre pode chamar a polícia, mas é provável que eles tenham algo mais importante para fazer. 
Carro Atravessado


Fotografe o carro ocupando a sua vaga. Fale com a portaria ou zelador para que eles localizem o dono do veículo. Peça para eles exigirem a retirada dele. Suba para o seu apartamento. Neste caso, não há por que você falar diretamente com o proprietário do veículo. Em discussões que envolvem carros, o número de agressões e brigas costuma ser maior do que nas outras.
Dicas para todas as situações

* Manter a calma
* Conversar amigavelmente
* Não fazer ameaças nem insultos
* Usar o bom senso










Nenhum comentário:

Postar um comentário