quinta-feira, 13 de junho de 2013

“Educação mandou lembranças”

Por: João Manuel e Marcos Coutinho
      
      
      Recentemente o humorista Danilo Gentilli fez uma piada em seu programa e declarou que o estado da Bahia, o que inclui também a capital, tem cheiro de urina. Apesar da grosseira e da falta de respeito com o povo do estado, Gentilli não falou nenhuma mentira. Não é de hoje que a cidade de Salvador esta tomada pelo lixo e pelo mau cheiro, tudo isso fruto sem dúvida da má educação do povo da cidade.
       
  Pode-se dizer que este péssimo comportamento da sociedade soteropolitana teve origem durante os primórdios da população de Salvador e do estado, e que com o passar do tempo essa falta de educação foi cada vez mais se agravando e tornando a capital baiana alvo de criticas e piadas como foi essa do apresentador e humorista Danilo Gentilli.
José Augusto,
morador da cidade desde 1992.
        
   A partir daí, uma questão fica em aberto para debate, será que a população de Salvador é realmente culpada e deve a qualquer custo melhorar sua situação de falta de educação, ou os soteropolitanos sofrem de um chamado racismo por parte das outras sociedades que não entendem que cada cultura tem a sua maneira de ser, e essa seria a maneira de ser do povo de Salvador e da Bahia.
        
    Na visão do administrador pecuário, José Augusto, morador da cidade á mais de vinte anos, a população de Salvador sempre teve um comportamento péssimo e autodestrutivo, “Vim de Aracaju para Salvador no ano de 1992, e sempre foi assim, o povo não tá nem ai pra nada, joga lixo em qualquer lugar, urina nas ruas, é coisa normal nessa cidade, as pessoas não tem noção de respeito algum, em minha rua mesmo tem gente que faz bagunça dia de semana o dia todo, coloca som alto e faz a maior barulheira sem respeito algum pela outras pessoas, um completo absurdo, mas é assim aqui, sempre foi dessa maneira.”
       
Paulo Leandro, doutor
em cultura e sociedade.
     Já para o professor Paulo Leandro, doutor em cultura e sociedade, toda essa fama sobre a má educação da população soteropolitana vem de um julgamento racista por parte do estilo europeu de se comportar, “A ideia de “mal educada” é uma construção racista. Salvador é a cidade mais africana fora da África. O processo civilizador de modelo europeu quer impor valores, que não são os das culturas que formam o mix, o blend do jeito de ser do soteropolitano. Esses surtos europeizantes são resultado do pós-colonialismo. Esses surtos voltaram forte agora como as mudanças no futebol como uma estrutura e um modelo europeu e americano impostos a uma cidade de raiz jeje ioruba nagô angola. E racismo e fascismo juntos. Salvador é educada do jeito dela.
       
(Lixo jogado pelas ruas de Salvador)
     Preocupados com a situação da baixa autoestima da população soteropolitana, é que o já famoso projeto ‘Salvador Viva Ame Cuide’ foi criado, os principais quesitos a serem melhorados pela população, segundo os organizadores do projeto, são em relação ai lixo jogador todos os dias nas ruas pelas pessoas, pichar e depredar os monumentos e prédios, estacionar carros na calçada, ouvir som acima do volume permitido e urinar nas vias públicas. Tudo isso, já que teremos a Copa do Mundo no ano que vem, e a intenção é que os turistas que vierem a Salvador vejam as verdadeiras belezas da cidade e que sempre queiram voltar muitas e muitas vezes.          

        Apesar de a história possuir seus dois lados, uma coisa é certa, a população não se comporta com devido respeito e amor á sua cidade, a preservação das praças públicas e regiões de Salvador sofrem com total descaso de seus habitantes, por tanto, cabe a todos os soteropolitanos o cuidado cada vez mais com sua cidade, zelar por Salvador é zelar por uma qualidade de vida melhor para si e para o seus visitantes.




                                                                             (Além do apresentador Danilo Gentilli, o programa Legendários da Record fez uma matéria alegando o mesmo problema da urina na cidade de Salvador.)             

Nenhum comentário:

Postar um comentário