quarta-feira, 19 de junho de 2013

PERIFERIA MOSTRA A SUA CARA

Érica Fernandes

Enderson Araújo poderia ser mais um morador de periferia que sofre com o ambiente precário onde vive, na comunidade de Sussuarana, em Salvador. Mas ele resolveu não se vitimizar e fazer algo mais pelo seu bairro. 

Junto com mais duas colegas, criou o grupo Mídias Periféricas em 2010, com o intuito de promover as periferias através das redes sociais. O projeto "Postais da Periferia" foi a forma que eles encontraram para divulgar a cultura local e a beleza dessa outra Salvador afastada dos pontos turísticos.

Enderson Araújo quer divulgar a periferia para o mundo 
(Foto: Divulgação/Alex Hijmans)

Através de um blog e de uma página no Facebook, o grupo estimula os moradores e demais usuários a participarem do projeto através do envio de fotos, que depois são identificadas e expostas para interação social na internet.

"Eu vejo beleza nos casebres, gosto de acordar de manhã e ver as pessoas saindo para trabalhar, ver os pássaros cantando. Então a beleza da comunidade, o ar que ela respira, é importante para que ela se torne também um ponto turístico", declara Enderson.

Bairro de Pernambués (Foto: Blog Mídia Periférica)

Enderson afirma que sua iniciativa busca "um turismo dentro da própria cidade, entre moradores de bairros diferentes, que não se conhecem”.


Subúrbio Ferroviário (Foto: Blog Mídia Periférica)
O resgate da autoestima e da identidade de um grupo, através de um turismo comunitário, é um dos meios de se pensar uma cidade mais igualitária e participativa, num processo de revalorização da vida pública. Salvador agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário