por Antônio Athanazzio
Com o
crescimento da frota de veículos em Salvador, estacionar é um problema para a
população. Nos
últimos quatro anos, a média foi de 30 mil novos veículos registrados no
sistema do Detran a cada ano. Isso representou, entre 2012 e 2013,
um crescimento de 5% na frota. Segundo os indicadores mais recentes do
Detran-BA, em fevereiro havia aproximadamente 580 mil veículos de passeio
registrados na capital baiana. Considerando que a população soteropolitana
já beira os 2,7 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), já existe um carro registrado para cada 4,68 pessoas.
Região Pituba manobristas usam o passeio; |
O
aumento da relação habitante por veículo é reflexo do crescimento da economia e
da renda da população, característica típica dos países emergentes como o
Brasil. Com base na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE realizada em
maio desse ano, a compra de carros chega a ser o principal motivo de
endividamento da classe C.
A baixa qualidade do transporte público impele as
pessoas a comprarem e recorrerem aos automóveis, motivo este que contribui
também para constantes congestionamentos.
As
vagas dos estabelecimentos e instituições são insuficientes para suprir a demanda
de automóveis. Salvador dispõe de um pouco mais de 7.508 vagas de
estacionamento, incluindo a Zona Azul, os estabelecimentos particulares e os
locais de posse da Superintendência de Trânsito e Tráfego de Salvador
(Transalvador). Estima-se que a cidade possui aproximadamente uma vaga para
cada 94 veículos.
Diante
dessa impossibilidade, os motoristas não encontram outra solução se não
estacionar nas calçadas, complicando o tráfego de pedestres. O bairro do Rio
Vermelho é palco dessa problemática, principalmente aos fins de semana. Os
motoristas procuram vagas na região por mais de 20 minutos e alguns acabam
desistindo de frequentar o local. “Eu adoro isso aqui, mas penso duas vezes
antes de vir para cá. É muita dor de cabeça para estacionar no Rio Vermelho”,
desabafa Luana Martins, 29, que frequenta o bairro em alguns fins de semana.
Algumas
empresas de estacionamento vão além das vagas que possuem e oferecem as
calçadas aos motoristas como continuidade dos seus serviços. De acordo com o
relato de alguns motoristas, os manobristas da Master Park fazem uso desse tipo
de recurso. O supervisor da empresa, Luís Eduardo de Oliveira, em depoimento ao
jornal A Tarde, revela que o empreendimento não possui autorização da
prefeitura para estacionar nas calçadas, mas aluga alguns espaços da região
para acrescer o número de vagas disponíveis.
É
preciso muita paciência, não só para encontrar uma vaga na cidade, como também
negociar o espaço com os flanelinhas. Alguns deles chegam a cobrar até 10 reais
para exercer o serviço. André Vinícius Andrade, 33 anos, servidor público, conta
que, ao estacionar à noite próximo ao cinema Glauber Rocha, na Praça Castro
Alves, foi abordado por um flanelinha, que o intimou ao cobrar o valor do
estacionamento. “Ele nem estava lá quando cheguei. De repente, ele estava me
seguindo e me pressionando sobre o dinheiro que eu tinha que dar a ele”, diz.
Segundo
dados do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), a promotora
Joseane Suzart explica que o Ministério Público baiano possui a consciência de
que os flanelinhas agem por sustento próprio e, portanto, não pretende
erradicar a função. A promotora ainda alerta para que a fiscalização dessas
pessoas seja feita pelo município.
Outro
problema encontrado pelo Ministério é a irregularidade nas taxas de cobrança
dos estacionamentos. De acordo com Joseane Suzart, o município deveria cumprir
o decreto 19.693 de 2009, que estabelece valores fixos para essas taxas. Na
Zona Azul, gerenciada pelo Sindicato de Guardadores de Carros de Salvador
(Sindguarda), o motorista paga R$ 1,50 por duas horas de estacionamento, dois
reais por seis horas, ou ainda três reais por doze horas.
Nos
estacionamentos privados, os preços legalizados seriam dois reais para a
primeira hora e R$ 1,50 para cada hora subsequente. Alguns estacionamentos
cobram R$ 4,50 pela primeira hora e R$ 3,50 pela hora extra. Em eventos ou
períodos de festa, os preços chegam a alcançar R$15,00 para estacionar o dia
todo.
A
insatisfação dos motoristas é perceptível. “Às vezes tenho que estacionar
rapidinho para fazer algo, e lembro que terei que pagar mais de quatro reais só
para ficar 15 minutos”, comenta Pedro Henrique Moura, 35, gerente de vendas.
“Talvez seja melhor deixar o carro estacionado na rua nesse tipo de situação”.
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