quinta-feira, 23 de maio de 2013

Determinado


 Por Marília Princy  


    Calado, às vezes tímido e com um estilo bem definido. Quem olha o estudante de jornalismo Rafael Ribeiro de longe já percebe que ele tem uma personalidade forte e bem marcante. O jovem de 24 anos não sabe ao certo como se definir, mas sabe muito bem quais as três coisas que mais gosta de fazer: Jogar Futebol Americano, fotografar, e dormir. Essa ultima lhe rendeu o apelido pelo qual todos lhe conhecem, Coala.

    Sua família veio toda do interior, mas ele nasceu em Salvador e considera que a cidade hoje está um caos “Não consigo descrever algo que faça a cidade virar uma maravilha de uma hora pra outra, mas vejo que está tudo desorganizado”.  Essas palavras são de quem pretende um dia morar no Rio de Janeiro “Sei que lá vou ter mais oportunidades para trabalhar e estudar. Também é outra realidade, diferente daqui, na verdade é melhor”

    Ao falar de Ideologia, Rafael diz que já teve envolvimento com dois movimentos punks, o primeiro é o Anarcopunk  onde bandas, grupos e indivíduos  promovem políticas anarquistas.  “Me envolvi um pouco no movimento, mas depois fui percebendo que não era o que eu imaginei, era uma utopia. Então me decepcionei” .  Também já participou do Straight edge (do inglês “caminho reto”) que é um modo de vida “punk” que surgiu nos anos 80 e defende a total abstinência em relação a qualquer tipo de droga.  “Comecei a achar muito radical sabe? as pessoas levam muito á serio. Eu continuo sendo contra as drogas ilicitas, mas consumo álcool”

    Rafael morou em São Paulo por um ano. Essa fase foi um divisor de águas na sua vida, pois foi quando teve o primeiro contato com seu esporte predileto. “Essa viagem foi importante pra mim porque lá conheci um time de Futebol Americano, mas não me envolvi. Ai quando voltei comecei a andar de Long Borg, mas sofri uma queda grave e tive que parar.”  O acidente deixou marcas que ele jamais vai esquecer, mas também o impulsionou a procurar o futebol.  “Eu fiquei traumatizado e não quis mais andar, passei por uma operação de 5 horas, aconteceu em Agosto e em Fevereiro eu já tava no time de Futebol, pois tinha um amigo que praticava. Foi rápido.”

    Hoje “Coala” se considera um apaixonado pelo Futebol Americano e pelo time que compõe, o Salvador All Saints  “A grande diferença na minha vida hoje é que meu comprometimento com o futebol é maior que tudo, antes (o Long Borg) era só um esporte, um hobby. Já o futebol é uma paixão.” E assim,  o menino que parece tímido, revela por trás dessa cortina de timidez muito talento  e determinação. No fim da entrevista pergunto qual é a sua maior característica, Rafael sorri -talvez o sorriso mais sincero de toda a conversa- e responde: “Sou muito chato. Sou exigente demais e muito dedicado as coisas que gosto, e isso é o que me torna chato. Mas ao mesmo tempo sou um cara legal.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário