quinta-feira, 7 de março de 2013

Prefeito Netinho: Além das Redes Sociais



Fenômeno na internet, a página do “Prefeito Netinho” já conquistou mais de 100 mil seguidores, que todos os dias recebem suas atualizações no feed de notícias do Facebook. Mas o sucesso do personagem “arretado”, baseado no representante da capital baiana, vai muito além das redes sociais.

Um exemplo é o empresário Charles Batalha, 40, que se considera um “verdadeiro anti-facebook”. Apesar de não participar da rede social, Charles está sempre informado das últimas peripécias do “soberano do Reino do Dendê”. Ele contou que ficou sabendo da existência da página através dos amigos, já que esse seria um dos assuntos mais comentados nos círculos sociais.

“Achei uma idéia fantástica. Hoje, a internet é o meio de comunicação mais barato e eficiente para o marketing de rede”, disse o empresário, que acredita que a página tenha ajudado “a popularizar o mandato do prefeito e estabelecer uma nova forma de comunicação entre os políticos e seus eleitores”.



‘Funcionário ou não?’ Eis a questão.

Em novembro de 2012, logo após as eleições, foi criada no Facebook a página de um personagem fictício baseado no novo prefeito de Salvador, ACM Neto. Desde então, a agenda do verdadeiro representante da capital baiana passou a ser contada de forma bem humorada e com uma pitada de ficção sob o olhar crítico do “Prefeito Netinho”.

“Boa tarde, meus vassalos! Vocês não têm noção de como ando cansado! É muito trabalho no Reino do Dendê, meu povo! Sorte que meus treinos na Body Tech me deixam tinindo, no ponto, com o corpitcho de mola pronto pra subir e descer a ladeira”, disse “Netinho” em uma das publicações da fanpage.



Apesar de o dono da página se manter no anonimato, há quem afirme que ele faça parte da assessoria de ACM Neto. O publicitário Gabriel Seixas, que acompanha diariamente as publicações, acredita que deve haver, no mínimo, alguém de dentro da prefeitura que passe informações para que as postagens sejam publicadas.

“Eu acho que tem alguma ligação sim, porque tem coisas que são postadas na página que o grupo dele (de ACM Neto) não poderia estar divulgando e, através do perfil fake, eles podem inclusive dar algumas alfinetadas na oposição”, disse Gabriel.

O verdadeiro prefeito, por sua vez, divulgou através da sua assessoria de imprensa, “que acompanha e se diverte com as peripécias do seu genérico”, mas nega que o autor das publicações humorísticas seja um funcionário seu. 

Humor escrito em ‘baianês’

Mas o que tanto chama a atenção nessa página, que conta o cotidiano do prefeito de Salvador? Charles Batalha, o “anti-facebook”, acredita que seja a forma popular, com o uso de gírias e palavras próprias do “baianês”, que chama a atenção de internautas e até mesmo de outras pessoas que, como ele, não costumam acompanhar as redes sociais.

“Como política normalmente é um ‘purgante’, para quem não está diretamente envolvido, essa é uma forma de fazer com que os eleitores tenham interesse em acessar a página diariamente e tomar conhecimento das ações do prefeito”, disse o empresário. E não é a toa que outras prefeituras baianas tenham se inspirado na fanpage para poder se aproximar dos seus eleitores. 



“Tudo que é bom tem que ser copiado”
Em Pojuca, cidade da Região Metropolitana de Salvador, foi criada a página da “Prefeita Cris”. “Tudo que é bom tem que ser copiado. O próprio ‘Prefeito Netinho’ foi inspirado no ‘Dilma Boladona’ ”, afirmou Gabriel Seixas, se referindo ao perfil fake da presidente Dilma Roussef.

O publicitário acredita que esse novo modelo já virou tendência de marketing político e só tem a favorecer a relação entre políticos e eleitores. A página fake baseada no cotidiano de Ana Cristina, prefeita interina de Pojuca, por exemplo, já possui mais de 700 fãs, número que tem crescido a cada dia.

A quantidade de “curtidas” nas páginas ajudam a ter uma noção do sucesso que elas tem feito. Mas também não se pode esquecer dos cidadãos, como Charles Batalha, que apesar de não participarem das redes sociais, acompanham diariamente a publicações.

E enquanto o “soberano do Reino do Dendê” publicar de forma humorística os acontecimentos do dia-a-dia do prefeito, o empresário vai continuar acompanhando as últimas novidades e importunando sua esposa, para que ela leia as publicações do “Prefeito Netinho” e ele continue bem informado.



Por: Lorena Dias e Nathália Telmo / Fotos: Reprodução

2 comentários:

  1. Fantástico. Muito boa a página do Prefeito Netinho. O empresário entrevistado falou de forma muito inteligente. Massa!

    ResponderExcluir