sábado, 9 de março de 2013

Incentivo ao Aleitamento Materno


   Amamentar é uma importante experiência no começo da vida de uma criança, pois, além de proporcionar uma comunicação entre mãe e filho, o leite materno é um alimento completo e essencial para bebês de até 06 meses de idade, por conter todos os nutrientes necessários.

   O incentivo ao aleitamento é um projeto que busca ajudar recém-nascidos através de doações do leite materno. Para as mamães que tem dificuldade em amamentar o seu bebê, seja por problemas de saúde, uso indevido de drogas ou alguma outra razão, o IPERBA (Instituto de Perinatologia da Bahia) possui banco de leite para auxiliar na alimentação dessas crianças. 


  Localizado na Rua Texeira Barros em Brotas, o banco de leite do instituto foi o primeiro da rede estadual em Salvador, inaugurado em 19 de agosto de 2009. O Agente Administrativo do IPERBA, Adriano dos Santos, 38 anos, diz que para fazer a doação do leite materno, basta que as doadoras possuam leite excedente e tenham feito o acompanhamento pré-natal. “Não há muitos requisitos. O objetivo é colher o leite e o laboratório irá analisar. A intenção do IPERBA não é criar obstáculos”. De acordo com o site da instituição (www.saude.ba.gov.br/iperba/), as principais doadoras são as mães que dão a luz na própria unidade. “Também aceitamos doações em vidros, que a gente higieniza e utiliza”, completa Adriano. A entrega de potes de maionese e café solúvel vazios com tampas plásticas, são recomendados para o armazenamento do leite coletado, que posteriormente, irá ser processado.
                                                           (Foto: arquivo pessoal)
   A Gerente Miriã Morais, 50 anos, foi uma doadora e conta sua experiência: “Tinha uma criança abandonada pela mãe que estava precisando se alimentar. Eles me enviavam os potinhos e eu os devolvia cheios de leite. Eu senti como se estivesse alimentando um filho meu. Acho que essa questão de doação de leite deveria ser mais divulgada. É como doação de sangue, é uma vida com necessidade. Sei que a minha ajuda foi muito importante, pois só a questão do abandono já é muito forte para uma criança e o leite materno nesse início de vida é essencial”. 
(Campanha do Ministério da Saúde)
  O banco de leite do IPERBA funciona de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00 horas. Para maiores informações, basta ligar para o setor de maternidade do IPERBA (71) 3116-5210.
O instituto, além de ser uma unidade de assistência pública de saúde, também funciona como centro de pesquisa e capacitação de profissionais, que atuam na área de atendimento à mulher e ao recém-nascido. Atualmente, o IPERBA atende cerca de 250 mulheres e realiza 30 partos por dia.

Por: Bruna Esteve, Luana Gazineo e Meryi Saenz 
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário