quinta-feira, 21 de março de 2013

À espera da Jornada


Em 21 de agosto de 2011, o então Papa Bento XVI, anunciou que a 28° Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações! (cf. Mt 28,19)”, aconteceria  na cidade do Rio de Janeiro. A partir disso, milhares de jovens de todo o mundo vem se preparando para participar desse encontro que pela primeira vez, desde que foi criado em 1986, acontece no Brasil. E para quem pensa que Salvador não mandará representantes para a Jornada, se enganou. Baianos como Anderson Freitas, José Venâncio Bomfim e Ana Clara Andrade estarão entre os dias 23 e 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro reunidos com milhares de jovens compatilhando a sua fé.
Integrantes de um grupo de jovens católicos que atua na cidade de Salvador há 35 anos, o chamado Movimento Escalada, Anderson, José e Ana Clara estão ansiosos para que julho chegue logo. “As minhas expectativas sobre a JMJ são muito boas. Espero que seja um evento de muita espiritualidade e onde os jovens católicos possam mostrar que a igreja tem uma face que poucos conhecem. Uma face animada, jovem, sem deixar de ser comprometida com os princípios católicos”, declara Anderson.


Preparação

Diante de tanta euforia para a chegada do encontro, os 3 jovens fazem uma preparação para a ida à JMJ. O próprio Movimento Escalada tem auxiliado os jovens, pois além do três, mais de 80 católicos da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, a qual frequetam Anderson, José e Ana Clara, também estarão embarcando para o Rio. “ O movimento tem promovido reflexões e encontros para abordar a JMJ, sua importância e informações, além de nos preparar espiritualmente para tal encontro”, relata José.
“Tenho vivido uma vida sacramental, recebendo a Eucaristia, no mínimo semanalmente, recebendo o Sacramento da Reconciliação, além de estudar sobre a nossa religião e orando”, conta Anderson sobre sua preparação.
Um complemento para o preparo é explicado por Ana Clara, que declara que além de frequentar ainda mais os Encontros do Escalda, tem se dedicado ao estudo do YOUCAT (Catecismo Jovem da Igreja Católica) e da própria bíblia.



Bento XVI e Papa Francisco

Novas expectativas sobre o JMJ também foram criadas depois que o Papa Bento XVI abidicou. “Logo que eu soube da renúncia do papa emérito Bento XVI fiquei surpreso, pois, obviamente, é algo inesperado”, disse Anderson. Ainda de acordo com o jovem, não cabe a niguém questionar sobre a decisão de Bento XVI, mas sim acolhê-la pois foi uma decisão muito bem pensada. O jovem ainda destaca a importância dos anos de papado do alemão: “Bento XVI teve um papel muito importante para a Igreja, pois esta precisava trazer a importância dos católicos se voltarem um pouco para sua fé, não ficar apenas na ação social, pois isto, sem espiritualidade, é apenas uma ONG, não algo cristão. E, ao meu ver, o Papa Bento XVI deu-nos isto”, conclui.
Sem Bento XVI, criou-se a curiosidade de saber quem seria o Papa que viria para a JMJ no Rio em julho. No dia 13 de março o mistério acabou, o argentino, Papa Francisco, será aquele que abençoará os jovens católicos daqui há quatro meses no Brasil. Apesar da expectativa de uma benção papal, os jovens destacam que isso não é o mais importante do encontro. “Espero ter alguns momentos presididos por ele, talvez uma missa. Porém, temos que ter em mente que grande foco da JMJ não é o papa, na verdade, mas somos nós, os jovens”, afirma Anderson.


Na bagagem

Já pensando no momento pós Jornada Mundial da Juventude, Ana Clara, Anderson e José dizem o  que esperam trazer na bagagem de volta para a casa.
Ana Clara: “Espero voltar transformada pelo Espirito Santo e compartilhar com amigos e familiares toda a minha vivência nesse período”.
Anderson: “ Espero voltar com uma fé mais madura e fortificado, ao ver a dimensão jovem que a igreja tem, que com certeza é muito maior do que se passa pelas mídias”.
José: “Pretendo voltar com a mensagem ‘Ir e fazer discípulos entre todas as nações’, o tema dessa JMJ, e executá-la onde for possível para mim”.

Por Liliane Sena
Fotos: Reprodução / Arquivo Pessoal







Nenhum comentário:

Postar um comentário