quinta-feira, 21 de março de 2013

Perigo em duas rodas






Perigo em duas rodas  

Por Daniela Cunha



          Em meio ao caos do trânsito de cidades como Salvador, as motocicletas são grandes aliadas para a mobilidade das pessoas. Em contra partida, tem sido as responsáveis pelo aumento de 95% dos acidentes com vítimas fatais no trânsito na Bahia. É com essa realidade que uma média de 98.323 motociclistas registrados na capital baiana convive diariamente.

          Segundo estudo feito pelo Ministério da Saúde, o número de acidentes quase dobrou em quatro anos e esse índice é o maior registrado em todo o país. Em Salvador, a cada dez acidentes de trânsito, sete tem motocicletas envolvidas. Geralmente as vítimas são homens entre 18 a 29 anos que usam motos de até 125 cilindradas.

          Mesmo entendendo os ricos, muitos não temem e nem abrem mão da sua motocicleta. "Com a cidade anda cheia de carros, existem os congestionamentos e de moto consigo andar com maior facilidade nos corredores, não me atraso, além de não me irritar tanto como se estivesse em um carro", afirma Taislane Freitas. A estudante já sofreu acidentes e mesmo optando por continuar a andar de moto teme que algo mais grave aconteça. 

          Percebendo o aumento na frota e no número de acidentes envolvendo motos não só no Brasil, mas também na Bahia - especialmente em Salvador - e preocupados com a segurança desses motociclistas, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), criou uma cartilha chamada "DENATRAN RESPONDE". O conteúdo está disponível para download no site do departamento e responde às dúvidas mais frenquentes dos motociclistas.






Motociclistas versus motoristas

          São muitos os motivos que contribuem para essa verdadeira guerra, que favorece o aumento dos casos de acidentes. A frota de carros e motos nas ruas só aumenta, e falta um planejamento adequado para melhor controlar o trânsito na cidade. Uma parcela dos motoristas e motociclistas mostra que ainda há muito que aprender sobre educação no trânsito.

          As acusações vêm de todos os lados, e muitos motoristas acreditam que a maioria dos acidentes envolvendo motociclistas é uma consequência da imprudência de quem anda de moto, como comenta Carla Franco, que com apenas dois anos de habilitada já acumula queixas "Eles aparecem do nada no seu retrovisor, mesmo que a pessoa dê seta eles avançam, acham que o espaço entre dois carros é a pista deles e buzinam enquanto andam por esse "corredorzinho", reclama.
         
          "Os motoristas não respeitam os motociclistas, não sei o que há, mas eles em geral não gostam de motociclista, sem saber que existem diferenças entre "motoqueiros" (bagunceiros) e "motociclistas", afirma Taislane, que ainda conta sobre o acidente que sofreu há dois anos. "O motorista de um carro saiu de trás de um ônibus sem olhar pelo retrovisor e bateu na minha moto, me jogando pra longe. Minha sorte foi que não vinha carro no sentido contrario. O motorista seguiu viagem, mesmo sabendo que tinha me derrubado”, lembra.

          Apesar de já ter se envolvido em um acidente de trânsito causado por um motociclista, o administrador Thiago Castro não acredita que exista um culpado para isso tudo. "É complicado responsabilizar alguém por coisas que acontecem constantemente. Não podemos comparar os acidentes. São situações diferentes, motoristas ou motociclistas podem ser culpados", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário