segunda-feira, 1 de julho de 2013

No fundo do mar e na areia da praia: projetos de limpeza das praias de Salvador

Por: Isabella Pallos

Ainda há salvação na limpeza do nosso mar e das nossas tão famosas praias. É que o Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos ou como é chamado, Biota Aquática, luta na preservação deles e faz parte de projetos para chamar a atenção dos Soteropolitanos.
A ONG surgiu em 22 de abril de 2005 com um grupo de biólogos e de ainda estudantes de ciências biológicas que tinham como objetivo em comum realizar pesquisas e ações para com a preservação dos ecossistemas aquáticos.

Conversei com dois dos biólogos que fazem parte do projeto. Rodrigo Maia-Nogueira, 38 anos e Janete Abrão, 28 anos.

Rodrigo que é um dos fundadores do grupo começou a trabalhar com meio ambiente em 1997, quando entrou para o projeto MAMA e não parou mais. “De lá pra cá venho participando de ações e apoiando atividades de diversas instituições governamentais e não governamentais, tais como o Instituto Mamíferos Aquáticos, a Fundação Mamíferos Aquáticos, o Instituto Baleia Jubarte, o Greenpeace, a Fundação SOS Mata Atlântica, o IBAMA, o ICMBio, a Conservation International, a UFBA, etc.”, disse o biólogo.

Janete é bióloga formada pela Universidade Católica do Salvador, desde 2007, e durante a graduação trabalhou com mamíferos aquáticos e atualmente trabalha em consultoria ambiental na área da Mastofauna terrestre. Entrou na Biota para fazer pesquisas com Mamírefos Aquáticos a convite de Rodrigo. Trabalha também no projeto de educação ambiental infantil, o biotinha, ministrando palestras em escolas e com atividades lúdicas nos eventos da Biota, com o foco sempre no lixo.

Repórter: Qual o principal projeto da ONG?
Rodrigo: Não existe um principal projeto.  Atualmente temos quatro programas sendo executados, cada um com os seus projetos e ações:
1) Programa Biotinha – programa de educação, orientação e sensibilização ambiental e de cidadania voltado ao público infantil. Promove palestras, oficinas, etc.
2) Programa Lixus humanus  - Programa de políticas públicas, ações e gestão dos resíduos sólidos. Atividades de limpeza de praia como o Cleanup Verão e o Cleanup Day Bahia que acontecem após o carnaval e em meados de setembro respectivamente fazem parte deste programa.
3) Programa Fauna Invasora – Programa de pesquisa, erradicação e promoção de políticas públicas relacionadas às espécies exóticas invasoras na baía de Todos os Santos e costa Atlântica da cidade do Salvador. Neste programa estamos atualmente estudando a invasão do peixe Omobranchus e realizando ações de erradicação e controle do coral-sol (Tubastraea spp.).
4) Programa Biota Aquática do litoral Soteropolitano – Este programa visa realizar diagnósticos ambientais com checklist das espécies existentes, definição da estrutura e status populacional e de conservação, identificação das pressões antrópicas que estas espécie sofrem nesta região, e elaboração de planos de conservação que visem mitigar tais pressões. Atualmente está sendo desenvolvido o diagnóstico da biota aquática nos naufrágios mergulháveis de Salvador e o impacto da atividade de mergulho recreativo sobre as comunidades. Outro projeto realizado neste programa foi o diagnóstico de poças de maré de Salvador, projeto este que se encontra parado no momento uma vez que os pesquisadores responsáveis estão impossibilitados de dar continuidade, porém pretende-se reiniciá-lo em breve.
Repórter: De onde partiu a ideia da “ONG” participar do projeto “Salvador, viva, ame, cuide”?
Rodrigo: Na verdade ocorreu o contrário, o pessoal do projeto “Salvador, viva, ame, cuide” que nos procurou propondo parceria nas ações que já realizávamos, apoiando nossas ações em troca de apoio nosso em suas ações com o objetivo de ampliar o leque de possibilidades das suas ações incluindo o lixo marinho. 
A primeira parceria se deu durante o Cleanup Verão 2013 com o fornecimento de camisas e realização de um vídeo de divulgação por parte do “Salvador, viva, ame, cuide”, em contrapartida instalamos uma tenda de educação ambiental (Biotinha) em um evento deles realizado em 31 de março no dique do Tororó.
Estamos organizando com eles uma grande ação de limpeza de praias a acontecer simultaneamente em diversas praias de Salvador com a participação de vários grupos de pesquisa e ONGs. Esta ação sem data definida no momento terá o apoio logístico do “Salvador, viva, ame, cuide” e a coordenação do “Biota Aquática”.
Além do “Salvador, viva, ame, cuide” tiveram igual importância para o evento a escola e operadora de mergulho Bahia Scuba, o Grupo VEXA, a Ichtus Soluções Ambientais, o Zoo Salvador, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Salvador, o Grupo de Voluntários do 350.org, o grupo Mundo Limpo e a Fun Dive.
Repórter: E o CleanUp Day? Você pode explicar sobre o projeto?
Rodrigo: Hoje temos duas atividades anuais de Cleanup (limpeza de praias), o Cleanup Verão que é realizado após o carnaval e o Cleanup Day que é realizado em meados de setembro no dia mundial de limpeza de praias.
Esta ação ao contrário do que muitos pensam não tem como objetivo limpar a praia, já que se sabe que o lixo recolhido foi gerado nos dias que antecedem a ação e em poucos dias ou horas já estaria tudo sujo novamente, o objetivo é incomodar a população trazendo à tona o problema com o intuito de provocar reflexões que sensibilizem as pessoas atingidas a adotarem condutas conscientes ao frequentarem uma praia. Por isso quando falam do evento, mau ou bem, estamos atingindo nosso objetivo e isto é contabilizado, afina para falar a pessoa teve que pensar no assunto.
Durante os Cleanups realizamos a retirado do lixo na faixa de areia e dentro d´água em mutirões organizados, identificamos os itens coletados e atribuímos informações qualitativas e quantitativas a estes que auxiliarão na identificação das fontes e na promoção de políticas públicas. Além da “limpeza” realizamos intervenções diretas com a finalidade de incomodar um pouco a população da praia, tais como amontoar o lixo recolhido durante o dia em um determinado ponto, etc ... E realizamos ações de sensibilização e orientação com as crianças da praia, unindo atividades do programa Lixus humanus e do Biotinha.
O Cleanup vem sendo realizado pelo Biota Aquática desde 2006 com um grupo restrito de voluntários e atingindo 40-45 pessoas, tendo tido o seu auge em 2010 com mais de 9.000 pessoas atingias de forma direta contando com quase 140 voluntários. No verão deste ano ampliamos o número de pessoas atingidas de forma indireta para mais de 26.000 (17.000 só em Salvador) apesar de termos tido um resultado menos expressivo quanto a pessoas diretamente atingidas (entre 1.500 e 1.800 pessoas) e no número de voluntários que chegou a algo próximo de 50.
Repórter: Como é participar de um projeto grandioso que teve bastante repercussão na mídia?
Janete: É prazeroso, não necessariamente pela repercussão na mídia, mas pelo resultado que todo projeto de sensibilização tem como finalidade... que mesmo sem o projeto, mas em decorrência de sua sensibilização as pessoas envolvidas adquirem  consciência e perpetuam o que foi passado, no caso, evitando jogar resíduos em locais indevidos e a cada ano, temos pessoas mais participativas, muitas vezes nos abordando para falar da importância do projeto, isso é gratificante.  Falando por mim, sinto que faço uma pequena diferença.
Rodrigo: É extremamente satisfatório acompanhar o crescimento de uma ação que introduzimos e espero que com a repercussão venha o resultado que será um aumento da consciência da população.

A ONG tem site, facebook e email para contato (contatos@biotaaquatica.com) pra quem quer ficar mais por dentro dos projetos e se quiser participar de alguma ação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário